A IV Macrorregião de Saúde (Petrolina) sediou, nesta quarta-feira (22.11), no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), o primeiro dos quatro encontros da II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT-PS). O evento teve a participação de 35 profissionais de 10 municípios e das VIII e IX Geres, e contou com a apresentação de experiências de 8 municípios (Bodocó, Cabrobó, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Trindade).

Foram premiados os municípios de Exu (1º colocado, com a experiência “Maio Amarelo: eu ando legal no trânsito”) e Bodocó (2º colocado, com a experiência “Grupo itinerante de controle do tabagismo: promovendo a melhoria na qualidade de vida dos bodocoenses” e também em 3º lugar, com a experiência “Fortalecimento da qualidade no toque do vínculo mãe e bebê"). Nesta quinta-feira (23), a II Mostra chega a Serra Talhada.

A Mostra é uma promoção da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e executada pela da Diretoria-Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas na área de DANT-PS. Nessa perspectiva serão premiadas três experiências em cada Macrorregião de Saúde.

Os trabalhos serão votados por todos os participantes, de acordo com os seguintes critérios: Reconhecimento do território; Sustentabilidade; e Reprodutibilidade e se contemplou outros Princípios da Promoção da Saúde, além dos mencionados nos quesitos anteriores.

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e três livros doados por instituições de ensino (Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde, Gestão em saúde pública: contribuições para a política e Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo).

Todos os presentes receberam uma lembrança do evento, contendo sementes de girassol (nome científico: Helianthus annus - "flor do sol"), confeccionada pela equipe da gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANT-PS).

Para a equipe, o simbolismo da semente do girassol reflete o potencial de florescimento das práticas em serviço, o aproveitamento das oportunidades e, sobretudo, a força no caminhar e a certeza de que, como a essência do girassol, os processos de trabalho podem ser renovados, atualizados e multiplicados, produzindo mais saúde e, porque não dizer, beleza e felicidade!

Nas demais Macrorregiões de Saúde do Estado, a II Mostra ocorrerá nos dias 23/11 (III Macro: Serra Talhada); 24/11 (I Macro: Recife) e 27/11 (II Macro: Caruaru). Ao todo, foram inscritas 56 experiências exitosas.