Aconteceu na última terça-feira (26/11), em Salgueiro, no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE), o primeiro dos quatro encontros da IV Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANT-PS), contando com a participação de 9 profissionais das VII, VIII e IX Geres, e de 24 profissionais de municípios, com apresentação de 14 experiências de 7 municípios e 1 Geres.

O evento tem o objetivo de motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), de municípios e das Gerências Regionais de Saúde (Geres), a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas nessa área. O quarto ano de realização da Mostra fortalece a articulação entre a Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs/SES-PE), as Geres e a Superintendência de Atenção Primária à Saúde, por meio da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANTPS), da Diretoria-Geral de Monitoramento e Vigilância de DANT, Saúde Ambiental e do Trabalhador (DGVDSAT).

Como nos anos anteriores, as experiências apresentadas são votadas por todos os participantes do evento, numa ficha de avaliação, de acordo com os seguintes critérios: Reconhecimento do território; Sustentabilidade; Reprodutibilidade e se contemplaram outros Princípios da Promoção da Saúde, além dos mencionados nos quesitos anteriores, sendo premiadas três experiências em cada Macrorregião de Saúde.

Foram premiados na Macrorregião 4 os municípios de Mirandiba (1º colocado, com a experiência “Saúde e Movimento: Equipe Masculina”), Dormentes (2º colocado, com a experiência “Adolescências: Acolhendo e Compartilhando”) e a VII Geres (3ª colocada, com a experiência “Violência Interpessoal/Autoprovocada: Um grito no silêncio”).

As três experiências mais votadas receberam um troféu, uma declaração indicativa da colocação alcançada e uma muda de um cacto (nome científico: Cactaceae), escolhido pela equipe da GVDANTPS devido ao seu simbolismo, que remete à resistência e força, uma vez que estas plantas sobrevivem em ambientes extremamente quentes ou áridos.

Nas demais Macrorregiões de Saúde do Estado, a IV Mostra ocorrerá nos dias 11/12 (Macro 1: Recife), 12/12 (Macro 2: Caruaru) e 18/12 (Macro 3: Arcoverde).