O Brasil estará mobilizado neste sábado (06/12) no Dia D da Dengue e Chikungunya. A ação objetiva convocar os gestores municipais de saúde a realizarem intensa mobilização popular, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para os profissionais da área saberem fazer o diagnóstico e tratamento de ambas as doenças.

“Precisamos identificar os criadouros do mosquito aedes aegypti e fazer a eliminação, reforçando a necessidade de a população ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, frisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Claudenice Pontes.

Segundo Claudenice, o Estado mobilizou os municípios para fazerem ações de campo no Dia D. Além disso, foram encaminhados 268 mil cartazes, 408 mil folders e 5,1 mil camisas para os gestores municipais utilizarem neste sábado. Ainda foram encaminhados 261 mil fluxogramas e 249 manuais, que explicam como deve ser feito o manejo clínico dos pacientes com suspeita de dengue e chikungunya.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Neste mês de novembro, a SES lançou o Plano de Contingência da Chikungunya e da Dengue 2015. Ao todo, serão investidos mais de R$ 6,6 milhões na compra de materiais, insumos e na capacitação de 5,1 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros de hospitais e UPAs, além de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na área de mobilização social, serão distribuídos à população e às unidades de saúde 4,2 milhões de cartazes e fluxogramas de atendimento aos pacientes, de folders e filipetas explicativos sobre a chikungunya e a dengue, além de spots de rádio para os municípios. Também foram montados 12 Comitês Regionais de Mobilização para Enfrentamento da Dengue e da Febre Chikungunya, além do comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação.

LACEN – O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) já está organizado para realizar os testes para confirmação de dengue e chikungunya. No caso da nova doença, são dois os testes que podem ser realizados no laboratório, localizado no Recife. Um deles (PCR) consegue confirmar os casos já no início da enfermidade (até o oitavo dia). Além desse, há o exame sorológico para quando já há a infestação da doença no paciente. No caso da dengue, todas as 12 Regionais de Saúde fazem a sorologia para confirmação da doença.

DADOS

Chikungunya – Até o momento, Pernambuco não registrou nenhum caso autóctone de chikungunya. Contudo, foram notificados 22 possíveis casos, sendo 2 confirmados (de um paciente infectado na República Dominicana e que começou a sentir os sintomas da doença no Ceará, onde está em tratamento; e uma moradora de Petrolina, infectada na Bahia). Os demais deram negativo para a doença e continuam sendo monitorados pelo período de três meses.

Dengue – Até o dia 15/11, foram notificados 16.743 casos de dengue (5.886 confirmados), distribuídos em 176 municípios. Em 2013, no mesmo período de  foram notificados 17.024 casos, confirmando 4.481 desses.

Os dez municípios com maior incidência da dengue (número de casos por 100 mil habitantes) são: Passira (137,54), Itacuruba (86,15), Santa Cruz do Capibaribe (61,91), Cabo de Santo Agostinho (59,14), Ingazeira (43,76), São José do Egito (39,27), Solidão (33,80), Jaboatão dos Guararapes (33,01), Toritama (32,57) e Condado (31,45)

Foram notificados 108 casos de dengue com agravamento, com 97 confirmações no ano de 2014. Em 2013, no mesmo período, foram 69 casos de dengue com agravamento confirmados. Em relação ao número de óbitos, foram 61 notificações, com 35 confirmações. No mesmo período de 2013, houve a notificação de 77 óbitos suspeitos, sendo 48 confirmados.
Conteúdo Relacionado