Na próxima quinta-feira (12.12), a partir das 9h, acontece o seminário intitulado "Saúde do Trabalhador das Telecomunicações". A iniciativa busca promover a discussão sobre as mudanças contemporâneas ocorridas no mundo do trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Na ocasião, serão apresentadas as informações da II Etapa da Pesquisa em Telecomunicações, realizada com trabalhadores da Rede Externa. O estudo foi desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação de Pernambuco (Sinttel–PE), pelo Laboratório Saúde Ambiente e Trabalho (Lasat-Fiocruz/PE) e também pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Pernambuco. O evento será realizado no auditório do Sinttel, localizado na Rua Afonso Pena, nº333 - Boa Vista, no Recife. As inscrições podem ser feitas no endereço: http://vigilanciatrabalhadorpe.blogspot.com/ .  As vagas são limitadas. 

O evento é destinado aos trabalhadores de rede externa, aos serviços de saúde da rede pública de Saúde do Trabalhador e serviços/instituições que tenham a interface com a saúde do trabalhador, movimentos sociais, sindicatos e academia.  

Neste ano, o Seminário conta com a presença do Prof. Dr. Da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Diego Oliveira Souza, que abordará a temática “A saúde dos trabalhadores na atual conjuntura". Ainda no evento, acontece o pré-lançamento da cartilha "Segurança e Saúde dos trabalhadores nos serviços de telecomunicações", que será apresentada pelo educador da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), José Hélio Lopes. A cartilha foi formulada pelo Sinttel, pela Fundacentro de Pernambuco, e também pela Equipe Máximo/SMS e Equipe Ranger/SMS.  

"Este evento marca o fechamento da pesquisa que iniciou com os teleoperadores na I etapa e na II etapa contemplou os operadores de rede. Nesta última etapa, foram entrevistados 166 trabalhadores de mais de quatro empresas. O evento também é uma devolutiva para os trabalhadores e para a rede de saúde do trabalhador das principais demandas de saúde encontradas por esta categoria”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Guerra.