O Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (11/01), o curso de formação para os novos apoiadores de vigilância epidemiológica que atuarão nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). A formação será composta por nove módulos que acontecem no ambiente on-line da Escola de Governo em Saúde Pública do Estado (ESPPE) até 08/02. 

O curso de formação na modalidade on-line foi a forma, em tempos de pandemia, que o Programa Estadual encontrou para que os novos atores possam fazer o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho da área, assim como para discutir os desafios e atuação na prevenção, assistência e vigilância das IST, aids e hepatites virais. O processo educacional será desempenhado pela equipe técnica do Programa Estadual.  

“Esses apoiadores são profissionais de saúde lotados nas Gerências Regionais, visando trabalhar a articulação com o Estado, por meio do Programa Estadual, e com os municípios em relação às ações que permeiam a Política de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Essa formação objetiva muni-los de conhecimento e da rotina de trabalho, buscando o fortalecimento e apoio junto aos municípios pernambucanos nas ações tocantes a esta política”, afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas.  

A operacionalização do curso se dará por meio de dois tipos de atividades: as atividades educacionais, no qual o participante deverá realizar a leitura prévia do módulo a ser trabalhado e o seu exercício de aquecimento; e as aulas virtuais, onde acontecerão encontros virtuais por módulo, no qual os facilitadores irão trabalhar o conteúdo e os objetivos de aprendizagem.  

“A formação acontece em parceria com a ESPPE, em encontros virtuais sempre as segundas e quintas-feiras. Esperamos que com essa formação, os apoiadores sejam nossa grande fortaleza para realização das atividades que envolvam a nossa Política Estadual e que possamos também dar um suporte maior para os municípios”, acrescenta a gerente.