No mês de setembro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual de Pernambuco completa 15 anos de existência. A história da saúde do trabalhador no Estado teve início na década de 1990 quando foi estruturado o programa de saúde do trabalhador, que reforçou a equipe técnica especializada na área. Já nos anos 2000, o Ministério da Saúde (MS) criou a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), e com ela ampliou a abordagem de promoção à saúde dos trabalhadores e prevenção de doenças e agravos decorrentes do trabalho.

O Cerest Estadual foi instituído 19 de setembro de 2006, para desempenhar papel importante de matriciador e de retaguarda técnica especializada para as questões de vigilância em saúde do trabalhador. Hoje, Pernambuco conta com o Cerest Estadual e os oito Cerest Regionais como os grandes impulsionadores da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Para celebrar a data, o Cerest Estadual, juntamente com a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, promoveu nesta segunda-feira (20/09), um evento alusivo com gestores e equipes técnicas que já passaram pelo centro, além de parceiros e atores estratégicos da rede. Por conta das medidas de distanciamento visando à proteção contra a Covid-19, o número de presentes no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi limitado. O encontro foi transmitido pela internet para os demais participantes presentes nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Em sua fala de abertura, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, destacou o trabalho conjunto desempenhado pelos profissionais atuantes nos Cerest Estadual e Regional. “São 15 anos de muito trabalho e dedicação daqueles que fazem parte dessas equipes. Sabemos que não é fácil atuar na promoção da saúde de trabalhadores e trabalhadoras. Sem equipes empenhadas seria impossível o trabalho do Cerest e aproveito aqui para parabenizá-los por todo o empenho”, afirmou.

“Passamos por um grande desafio neste último ano, que nos proporcionou mudanças e atualizações em nosso processo de trabalho. Pernambuco está crescendo e se fortalecendo graças a todos os atores envolvidos, embora ainda percebemos que temos ainda o que avançar enquanto Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, salientou a diretora-geral de Promoção e Vigilância de Riscos e Danos à Saúde, Sandra Souza.