Durante a 15ª Parada da Diversidade, neste domingo (18.09), o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), esteve presente com o trailer do projeto Quero Fazer, na Avenida Boa Viagem. 
 
 
 
Cerca de 13 mil preservativos (masculinos e femininos), 10 mil sachês de gel lubrificante, esiveram disponíveis para a população, assim como folders com dicas importantes de prevenção, listagem de endereços dos centros municipais de testagem e aconselhamento. A ação foi realizada em parceria com a ONG Aids Healfcare Foundation (AHF). Atualmente, 32 centros em todo o Estado oferecem gratuitamente informações, aconselhamentos, testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da entrega de preservativos. 
 
 
 
"A maioria das IST são causadas por vírus ou bactérias. Muitas vezes, as pessoas não apresentam sintomas e, mesmo assim, podem passar a infecção para outras pessoas, por isso a importância do diagnóstico e tratamento precoce", comenta o coordenador do Programa IST/Aids, François Figueiroa. Em Pernambuco, a cada seis horas uma pessoa se infecta com HIV. Por ano, são diagnosticados 1,5 mil novos casos. De 1983 até agosto deste ano, o Estado registrou 23.734 casos de Aids, sendo 15.360 no público masculino e 8.374 entre as mulheres.