O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mantém constante vigilância no combate às arboviroses. No ano de 2019, como parte Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2019, foram desenvolvidas ações de estimulo a prevenção e a vigilância do vetor da dengue, zika e chikungunya foram desenvolvidas para diversos públicos, como estudantes das escolas públicas estaduais, agentes de endemias e o grande público, com campanha de mídia. Neste sábado (07.12), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti e a SES estimulou os municípios pernambucanos desenvolveram atividades alusivas a data, orientados pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres).  A secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Luciana Albuquerque, participou de blitz educativa sobre o tema, no Segundo Jardim de Boa Viagem, localizado na Zona Sul do Recife. A capital realizará atividades envolvendo educadores, estudantes do ensino fundamental e médio e os usuários das unidades de saúde, com palestras, distribuição de panfletos e orientações sobre a prevenção das arboviroses. 

O foco da Campanha Nacional é envolver toda a população na luta contra o Aedes. “É importante mantermos o alerta para reverter o crescente número de casos no Estado. A SES está atenta e disponibiliza todo o apoio técnico as Gerências Regionais de Saúde no combate ao Aedes aegypti. Em momentos direcionados ao público, devemos intensificar as orientações sobre os cuidados que devem ser tomados dentro das casas e no seu entorno para evitar a proliferação do mosquito, como a redução dos recipientes que armazenam água, e a proteção adequada dos existentes, pois eles se tornam um lugar perfeito para colocação dos ovos que darão origem ao mosquito”, destaca a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque.    

 

A população deve ficar atenta a limpeza de calhas, assim como a presença de objetos que possam se tornar potenciais criadouros, trabalhar na eliminação qualquer utensílio com água parada, e utilizar tampas para vedar esses depósitos. As inspeções precisam ser contínuas e permanentes ao longo do ano e intensificadas no período que antecede a época chuvosa.  

 

 

DADOS - Em todo o Estado, até 30.11, foram 59.080 notificações de dengue (22.475 em 2018 / ampliação de 162,9%), 8.079 de chikungunya (3.353 em 2018 / + 140,9% e 3.694 de zika (1.413 em 2018 / + 161,4%.  

AÇÕES   

A campanha de mídia “Sem mosquito não tem doença” atuou com a exposição de peças informativas sobre medidas de controle para evitar o nascimento do mosquito Aedes aegypti. O público presenciou a iniciativa em diversas plataformas. Anúncios em jornais, backbus, panfletos, cartazes, abrigos de ônibus, walkmídia e painel em metrô foram alguns dos lugares que os pernambucanos presenciaram o lema “sem mosquito não tem doença”. Anúncios em rádios, televisões e na internet também fizeram parte do trabalho.  

O uso da tecnologia se tornou um importante aliado na prevenção da dengue, zika e chikungunya. Em 2019, os agentes de endemias de municípios pernambucanos responsáveis pelas visitas domiciliares para detecção, tratamento e eliminação dos focos do Aedes aegypti começaram a utilizar o aplicativo e-visit@PE. A ferramenta, criada pela Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul e cedida à SES-PE, permite o envio das informações das visitas em tempo real, agilizando e otimizando a consolidação dos dados e a tomada de decisões pelos gestores municipais e estadual. Atualmente, 927 profissionais de 90 municípios, localizados nas IV, VI, VII, VIII, IX, X e XI Geres, já organizam suas rotinas de trabalho no ambiente on-line, possibilitando a visualização dos dados. Ao todo, são mais de quatro mil smartphones disponibilizados pelo Governo do Estado às cidades pernambucanas, num aporte de recursos superior a R$ 2,4 milhões.  

Além da nova tecnologia voltada para o trabalho de campo dos agentes municipais, o Governo, por meio das secretarias estaduais de Saúde e Educação, lançou a revista da Turma da Mônica intitulada “Um pequeno grande vilão”. O material especial elaborado pelo Maurício de Souza Produções traz, de forma lúdica, informações sobre como evitar os casos de arboviroses, além de apresentar a sintomatologia das doenças. Ao todo, foram adquiridas 300 mil revistinhas, com um investimento de R$ 182 mil, para distribuição entre os alunos do ensino fundamental I e II e para as bibliotecas das mais de 1 mil escolas estaduais em Pernambuco.