Para chamar atenção da população sobre o diagnóstico precoce das hepatites B e C, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferta, nesta sexta-feira (18.08), testes rápidos para detecção da enfermidade. A ação, a partir das 9h, ocorre em frente à Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife, no ônibus Prevenção para Tod@s. Ao todo, há capacidade para atender 100 pessoas. Ainda durante a mobilização, serão distribuídos material informativo e camisinhas. A hepatite é uma doença silenciosa que ocasiona inflamação no fígado e pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A enfermidade pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.

Em 2016, Pernambuco confirmou cerca de 160 casos de hepatite B e outros 160 de hepatite C. A hepatite B é o tipo mais comum, sendo 90% dos casos curáveis pelo próprio organismo. A principal forma de contágio é pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue – compartilhamento de objetos perfurocortantes – ou é passada da mão para o filho durante a gravidez (congênita).

A hepatite B tem vacina disponível no calendário vacinal para toda a população. O esquema é feito em três doses: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.

Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para essa patologia.