A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirma três casos de influenza A (H3N2). As ocorrências envolvem uma mulher de 38 anos, que trabalha no Recife e reside em Itambé, e outra de 48 anos, da capital pernambucana, que tiveram resultado laboratorial para o vírus, além de um homem de 48 anos, também do Recife, confirmado pelo critério clínico-epidemiológico. Todos tiveram sintomas leves, como febre, tosse, dor de garganta e cabeça, fraqueza e dores nas articulações, e não precisaram de internação. A investigação dos casos vem sendo realizada pelos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE) e do Recife.

As ocorrências começaram a ser analisadas pelos Cievs após contato da mulher de 48 anos com o Centro. Ela relatou que o marido, o homem de 48 anos, teve contato com trabalhadores vindos de São Paulo que estavam com sintomas gripais. Ele começou a apresentar sintomatologia em 07/12, tendo realizado exame em laboratório privado. O resultado, liberado em 10/12, foi positivo para influenza A não subtipada e negativo para Covid-19. Durante a investigação domiciliar, o homem não estava presente na residência.

A mulher de 38 anos, funcionária do casal e não vacinada para influenza, começou a apresentar os sintomas em 11/12 e a de 48, que confirma ter tomado a vacina, em 14/12. Ambas negam viagem. A coleta do material biológico ocorreu em 16/12 e a análise foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Como ambas tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A (H3N2), foi possível fechar o caso do homem também para a doença, pelo critério clínico-epidemiológico.

“Pernambuco tem um sistema de investigação epidemiológica ativo e que analisa permanentemente quais os vírus estão circulando no Estado. Ao receber esse relato, foram realizadas todas as medidas necessárias para entender do que se tratava a ocorrência. Esse achado só reforça a importância do uso da máscara e a higienização das mãos, atitudes que ajudam a evitar diversas doenças, como a influenza e a Covid-19. Quem estiver com sintomas respiratórios, também deve procurar fazer a testagem para a Covid-19, além de se manter em isolamento durante o período sintomático”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.