Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), realiza a Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANT-PS). A quarta edição do evento ocorreu na última quarta (11) e quinta-feira (12), na I e II Macrorregião de Saúde (Recife e Caruaru, respectivamente). 

O objetivo do evento é motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), de municípios e das Gerências Regionais de Saúde (Geres), a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas nessa área, fortalecendo a articulação entre diversos setores. As experiências apresentadas são votadas por todos os participantes do evento, por meio de uma ficha de avaliação, de acordo com os critérios: reconhecimento do território, sustentabilidade, reprodutibilidade e se contemplaram outros princípios da promoção da saúde. Em cada Macrorregião de Saúde são três experiências premiadas. 

Na I Macro, o evento ocorreu no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, contando com 62 participantes. Ao todo, foram selecionadas 24 experiências exitosas, ressaltando-se que a parceria com as equipes das I, II, III e XII Geres possibilitou a discussão e efetivação da proposta alternativa de exposição em pôster, para os trabalhos não classificados na comunicação oral. 

Na II Macrorregião, em Caruaru, o evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA), com participação de 57 profissionais. Ao todo, foram selecionadas 12 experiências exitosas, de 6 municípios e uma da V Geres.

Foram premiados na I Macrorregião os municípios de Limoeiro (1º colocado, com a experiência “Cantinho do Bem”), Olinda (2º colocado, com a experiência “Programa Saúde nos Terreiros – uma experiência de promoção da saúde em Olinda”) e Ipojuca (3ª colocado, com a experiência “Redefinindo as Práticas de Promoção à Saúde a partir da Implementação de um Núcleo de Educação Popular na Vigilância em Saúde”). Receberam certificados de destaque os pôsteres: “Sexualidade na Melhor Idade” do município de Casinhas; “Brincando com Saúde”, de Lagoa do Carro e “Vida Saudável na Comunidade”, de Passira.

Na II Macrorregião, o município de Garanhuns teve três experiências premiadas: Primeiro lugar com o trabalho intitulado “Combate ao mosquito Aedes Aegypti - Programa Saúde na Escola no município de Garanhuns- PE”, segundo lugar com “Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde para promoção da alimentação adequada e saudável em Garanhuns, PE” e em terceiro lugar “Farmácia viva na comunidade quilombola Estivas: Um relato de experiência”.

As três experiências mais votadas em cada macro receberam um troféu, uma declaração indicativa da colocação alcançada e uma muda de um cacto (nome científico: Cactaceae), escolhido pela equipe da GVDANTPS devido ao seu simbolismo, que remete à resistência e força, uma vez que estas plantas sobrevivem em ambientes extremamente quentes ou áridos. O evento, que iniciou-se em 26 de novembro na IV Macro, contemplará em 18 de dezembro a III Macrorregião de Saúde e será realizado no município de Arcoverde.