O Projeto Prevenção para Tod@s, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), estaciona seu ônibus nas proximidades da Praça Doze de Março, em Bairro Novo, Olinda, neste domingo (16.02), a partir das 9h, para ofertar testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação, com capacidade para receber 120 pessoas, ocorre durante o tradicional desfile do bloco das Virgens do Bairro Novo. Mais de 7 mil camisinhas serão disponibilizadas para as pessoas atendidas e foliões. Saches de gel lubrificante também serão ofertados.

O atendimento para a testagem rápida dura, em média, 30 minutos. Em caso positivo de HIV, o paciente já sai referenciado para fazer o tratamento em uma unidade especializada. Já em relação à sífilis e hepatites, a pessoa recebe a orientação para realizar um segundo exame confirmatório. Importante ressaltar que todo o processo garante o sigilo do atendimento.

"Durante a ação, além da testagem, nossos técnicos fazem aconselhamento para que a população assuma práticas sexuais mais seguras. Reforçamos também a importância de um diagnóstico precoce para as infecções triadas, possibilitando um tratamento em tempo oportuno e o bem estar da saúde das pessoas", afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas.

O projeto Prevenção para Tod@s é uma parceria da SES-PE, por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).