O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já colocou em funcionamento um posto de testagem em massa para detecção de casos da Covid-19 no TIP (Terminal Integrado de Passageiros), na Várzea, Zona Oeste do Recife. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação funciona de domingo a domingo, das 8h às 16h. A proposta é testar tanto os transeuntes que passam pelo local, no embarque e desembarque dos coletivos intermunicipais e interestaduais, assim como os próprios funcionários do TIP. Na manhã desta quinta (02/09), foram 20 pessoas testadas, todas negativas. Desse total, 2 pessoas, que estavam sintomáticas, ainda fizeram também a coleta de RT-PCR para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

"Implementar a estratégia do TestaPE no TIP, um importante centro de deslocamento de pessoas, é possibilitar o acesso à testagem rápida da Covid-19 para a população em locais mais viáveis, por onde elas já estejam passando, facilitando a intervenção e ampliando o monitoramento do novo coronavírus em Pernambuco", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O passageiro que realizar o teste já sai do local com o laudo do exame, que fica pronto em cerca de 20 minutos. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético. Os casos positivos também são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.

Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, sai em menos de uma hora. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o terceiro e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

Além dos locais de grande circulação de pessoas, o TestaPE oferta os testes rápidos de antígeno em outros dois eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor. A ação visa testar, nos próximos seis meses, 10% da população do Estado para detecção do vírus ativo, isolamento dos casos positivos e interrupção do ciclo da Covid-19. O investimento no programa é de R$ 7,6 milhões, com a compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos no território pernambucano. Os insumos já foram enviados para os municípios pernambucanos articularem suas estratégias de testagem.

"Já distribuímos 200 mil testes para todo o Estado. A ideia é que cada município faça a sua estratégia para que esse teste seja oferecido em grande quantidade para a população", frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael.