Entre outubro e novembro de 2019, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou a Campanha Estadual Contra as Verminoses, iniciativa que medicou e orientou quanto à prevenção desses agravos crianças de 5 a 14 anos matriculadas nas escolas públicas municipais. Durante a ação, alunos e professores sugeriram um nome para o personagem (super-herói) que simboliza o enfrentamento às verminoses (geo-helmintíases) em Pernambuco. Dos quase 900 nomes sugeridos, três foram selecionados para disputar a preferência em votação aberta ao público. Os interessados têm até o dia 20 de janeiro para escolher sua opção de nome pelo link: https://forms.gle/QhxxeYkCNNCJqqqP6.

Os nomes, sugeridos por instituições de ensino nos municípios de Recife, Olinda, Belém de São Francisco, Trindade, Amaraji e Solidão, que disputam o pleito são: Vermikito (Escola Municipal Celestino Nunes), Superzol (escolas municipais Claudino Leal, Dom João Costa, Nossa Senhora de Fátima e Rotary de Olinda) e Super Albendazol (escolas municipais Cemei, José Alves Irmão, Antônio Gomes de Souza e Poeta Carlos Pena Filho). A opção escolhida pela maioria será o nome dado ao personagem, que estampará as próximas edições da Campanha Estadual, trazendo de maneira lúdica informações relevantes para as crianças e adolescentes, público-alvo da iniciativa. 

A CAMPANHA - Aderiram à mobilização estadual 2.543 escolas de 166 municípios pernambucanos (89,7% do total de municípios). Ao todo, 427.166 estudantes tomaram a dose única do medicamento antiparasitário albendazol, fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) e utilizado no tratamento de infecções causadas por vários parasitas intestinais e dos tecidos em crianças. O Estado alcançou uma cobertura de 85,6% na campanha, ultrapassando a meta estabelecida. Os escolares só foram medicados após a autorização dos responsáveis, mediante assinatura de termo de consentimento. 

Pernambuco tem mostrado uma progressiva diminuição no número de infectados por geo-helmintos. Resultados dos inquéritos de verminoses em escolares realizados em 2016 e 2018 em 108 municípios, considerados prioritários para o Programa Sanar, apontam redução de 75,7% na positividade de geo-helmintíases nessa população vulnerável quando se comparam os dois anos. 

A DOENÇA - As verminoses, também chamadas de geo-helmintíases, é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se alojam no organismo, geralmente nos intestinos, mas podem instalar-se também em outros órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A infecção ocorre pela ingestão direta de ovos por meio do contato mão-boca ou pelo consumo de alimentos crus e água contaminados. Além da via oral, a infecção também pode ocorrer por penetração ativa das larvas na pele do hospedeiro em contato com solo contaminado. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso e anemia. 

Algumas medidas simples podem prevenir as verminoses, como: lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro de forma adequada, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos.