Compartilhando saberes e práticas. Este é o tema do I Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde, que acontece nesta sexta-feira (18.08), a partir das 9h, no Auditório da Secretaria Estaudual de Saúde (SES), no Bongi. Direcionado a profissonais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e áreas afins, o encontro tem como objetivo promover a atualização de conhecimento em temas de interesse de saúde pública em Pernambuco e será transmitido, simultaneamente, por videoconferência, para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) . 
 
Durante a programação serão apresentados o estudo sobre Cultura de Parto e Violência Obstétrica, desenvolvido pela pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Camila Pimentel, e as ações de Vigilância do Óbito Materno em Pernambuco, desenvolvidas no âmbito da SES, pela coordenadora do SIM estadual, Nathalie Estima. O debate será mediado por Sandra Valongueiro, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFPE e membro do Comitê Estadual de Estudos sobre a Mortalidade Materna. 
 
"A intenção desse debate é estimular a reflexão dos profissionais e gestores sobre o atendimento às gestantes no momento do parto e sobre as causas de mortalidade materna, contribuindo com a humanização das práticas nos serviços do SUS", explica a gerente de monitoramento e avaliação da Vigilância em Saúde da SES, Yluska Reis.