A XII Gerência Regional de Saúde (Geres) promoveu, nessa quinta-feira (18/11), o I Fórum Regional de Tuberculose e Hanseníase. Voltado para os gestores municipais e os profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes diagnosticados com a doença, o encontro, em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, marcou a programação da Geres em referência à Semana Estadual de Combate à Tuberculose, realizada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) entre os dias 22 e 26 deste mês. 

Ministraram no Fórum a biomédica Larissa Leite, que debateu a vigilância e o controle da tuberculose; o médico pneumologista Marcos Botelho, referência no tratamento de tuberculose, que ministrou palestra com o tema 'Diagnóstico da Tuberculose. Encaminhamentos para a rede de atenção à saúde e resistências medicamentosas'; a gerente do Programa Sanar, da SES-PE, Luana Nascimento, que abordou a vigilância e o controle da hanseníase; e a médica dermatologista Mecciene Rodrigues, especialista em hansenologia, que finalizou o ciclo de palestras com debate sobre o diagnóstico da hanseníase, reações hansênicas e prevenção de incapacidades. 

A XII Geres até as demandas em saúde dos municípios de Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba.