Um dos principais desafios para a saúde pública em todo o País, os acidentes de trânsito foram responsáveis por mais de 90 mil atendimentos nas principais emergências da rede pública de saúde de Pernambuco. Para discutir o tema, a XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana, promove, nesta quarta-feira (28/05), o I Fórum Regional de Trânsito, que será realizado, a partir das 8h, na Escola Técnica Estadual do município. O evento conta com a parceria da Operação Lei Seca, Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), Detran e Polícia Rodoviária Federal.

“Esse evento faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que busca chamar atenção para o número de mortos e feridos nos acidentes de trânsito. Decidimos reunir diversas organizações devido às diferentes dimensões do problema, que exige ações intersetoriais, não só na área de saúde, mas de trabalho, transporte e educação”, explica a gerente da XII Geres, Daniele Uchôa.

Durante todo o dia, profissionais da área de trânsito e saúde, representantes dos órgãos participantes e gestores vão discutir sobre temas ligados aos acidentes de trânsito, como o uso de álcool e direção perigosa. As leis de trânsito também estarão em debate.

Confira a programação abaixo:

08h - Credenciamento

08h40 - Abertura

09h30 – Regulamentação das cinquentinhas (Detran)

10h – Municipalização do trânsito (Detran)

10h30 – Direitos da criança e adolescente ao transporte seguro (MPPE)

11h - Debates

13h30 – Álcool e outras drogas x Direção - um comportamento mais seguro (XII Geres)

14h – Desafios e conquistas da Lei Seca em Pernambuco (Operação Lei Seca)

14h30 – Desafios da política de trânsito e saúde (XII Geres)

15h - Debate

16h - Encerramento