A sala temática da Saúde foi um das mais procuradas na edição do Todos por Pernambuco em Garanhuns, nesta quinta-feira (19/03), com 188 participantes inscritos. Os debates foram conduzidos pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e contaram com ampla participação de gestores municipais, profissionais de saúde, estudantes da área, sindicalistas e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos temas de maior destaque, durante a manhã de trabalho no Agreste Meridional, foram os acidentes de trânsito na Região, principalmente aqueles envolvendo motociclistas. O médico psiquiatra e mestre em Saúde Pública, Fernando Fidelis, que é morador do município de Garanhuns, foi um dos sensibilizados pelo tema.

“Hoje há uma facilidade muito grande para se comprar uma moto, que aqui na Região, é um transporte muito forte na zona urbana, mas, principalmente, na zona Rural, onde é usada indiscriminadamente. E o acidente de moto é, hoje, uma epidemia silenciosa, um problema que gera muitas preocupações. Pior do que as mortes que provocam, esses acidentes geram muitos sequelados. Por isso esse tema tem que ser colocado no Programa do Governo como um problema de Saúde Pública e o Estado precisa tomar uma atitude forte contra isso, uma decisão colegiada e interdisciplinar”, destacou.

O secretário estadual de Saúde também alertou sobre o impacto desses acidentes na rede de Saúde. “Hoje, metade dos pacientes nas emergências e UTIs de Trauma do Estado são acidentados de moto e o custo desse paciente é altíssimo, próximo a R$ 120 mil. Ou nos juntamos para enfrentar essa epidemia, ou o Sistema de Saúde, no Brasil inteiro, vai falir - isso sem falar no impacto social. Se não atuarmos fortemente nesse grave problema de saúde pública, o Brasil terá, em poucos anos, a maior população de mutilados do mundo, isso sem ter uma guerra civil em seu território. Aqui em Pernambuco, nós iremos reativar, nos próximos meses, o Comitê de Acidentes de Moto e vamos pactuar e cobrar ações efetivas das Gerências Regionais de Saúde e das prefeituras”, ressaltou Iran Costa.

Pernambuco é pioneiro na implantação, desde 2010, de uma vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) e o único Estado no País que tornou a notificação obrigatória em 21 unidades de saúde. Essas unidades são denominadas Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT) e são consideradas de alerta, gerando informações sobre os ATT com vítimas (fatais ou não). No Agreste Meridional, a Unidade Sentinela é o Hospital Dom Moura, localizado em Garanhuns. De acordo com dados da secretaria estadual de Saúde, em 2014, 75% dos casos de acidentes de transporte terrestre no hospital foram por acidentes de motocicleta.

Outras sugestões colhidas na sala temática da Saúde foram a ampliação de especialidades médicas e hemodiálise na Região; investimentos em recursos humanos para o Hospital Dom Moura e o fortalecimento da Residência multriprofissional e médica; ampliação do Samu no Agreste Meridional, com resgate aéreo; realização de captação de órgãos para transplantes em Garanhuns; e a construção do Hospital Regional Mestre Dominguinhos, obra que já consta no programa de governo de Paulo Câmara.