O Agreste de Pernambuco passa a contar, a partir desta segunda-feira (26.12), com um Centro de Hemodiálise. Construída no terreno do Hospital Mestre Vitalino, no município de Caruaru, a unidade, que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões, tem capacidade para realizar quase cinco mil sessões por mês, beneficiando a população de 53 municípios que compõem a IV e V regionais de saúde. A inauguração ocorreu nesta manhã e contou com a presença do governador Paulo Câmara e outras autoridades estaduais. 

“Este centro irá atender não apenas Caruaru, mas as demais regiões do nosso Estado. Vai encurtar distâncias para quem precisa deste serviço e terá uma qualidade enorme para a gente melhorar cada vez mais a saúde pública de Pernambuco”, destacou o governador. 

O espaço, com mais 1 mil m² de área construída, tem capacidade para atender mais de 350 pacientes/mês e foi viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz. “Esta é uma obra que reforça o compromisso do governador Paulo Câmara com a descentralização e interiorização da assistência médica especializada em Pernambuco”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo. A estrutura, a mais moderna do tipo no interior do Estado, conta com 62 máquinas, além de sistema de tratamento por osmose reversa com obtenção de água ultra-pura. 

HEMODIÁLISE - A ampliação e interiorização dos serviços de hemodiálise em Pernambuco são uma marca da gestão estadual. Além da construção do Centro de Hemodiálise do Agreste, novos serviços de Terapia Renal Substitutiva Ambulatorial foram contratados pela Secretaria Estadual de Saúde nos municípios de Paulista, em 2020, atendendo 236 pacientes, em Caruaru, em 2021, com 128 pacientes em diálise, e, mais recentemente, no último mês de agosto, em Serra Talhada. O serviço contratualizado no sertão do Pajeú, acompanha, atualmente, 97 pacientes - número que será ampliado para mais de 150 nas próximas semanas. Esta ampliação vem contribuindo para a melhoria dos fluxos e da assistência aos pacientes em Terapia Renal Substitutiva e na diminuição do tempo de espera para realização do procedimento, que é fundamental  parasuprir a função dos rins em pacientes que apresentam falência da função renal aguda ou crônica. 

MESTRE VITALINO - Ao longo dos últimos anos, o Governo de Pernambuco vem trabalhando constantemente na qualificação e ampliação da assistência à população no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Em 2015, a unidade tinha 142 leitos. Hoje, são 385 leitos - um crescimento de 171%. Como parte desta ampliação, a região do agreste é, hoje, referência no tratamento de pessoas com infarto agudo do miocárdio e lesões obstrutivas das artérias do coração e o HMV se tornou o único hospital da rede pública no interior, a ter uma emergência com hemodinâmica presencial 24h, possibilitando a realização de toda linha cuidado da cardiologia, da cirurgia ao cateterismo. Estes atendimentos têm evitado os encaminhamentos do interior para a capital, diminuindo o risco de morte e aumentando a qualidade de vida dos pacientes, que podem ter um diagnóstico do Agreste.