Nesta segunda-feira (07/04), em um auditório da SES lotado, com a presença de funcionários, gestores do SUS, secretários municipais e representantes de hospitais privados e filantrópicos, houve a transmissão do cargo de secretário estadual de Saúde de Antonio Carlos Figueira, na função desde janeiro de 2011, para Ana Maria Albuquerque, recém-nomeada pelo governador João Lyra Neto.

“Agradeço aos funcionários. Meu trabalho foi facilitado por meus antecessores: Jorge Gomes, João Lyra e Fred Amancio. Aqui cheguei e já encontrei uma casa renovada. Agradecer a cada gestor, diretor de Geres, de Hospital, parceiros do Cosems, com quem fizemos um bom debate. E desejar boa sorte a Ana Maria Albuquerque, que reúne todas as condições técnicas e pessoais para continuar avançando. Nossa gestão foi de respeito aos princípios do SUS, ao controle social, ao fortalecimento da Comissão Intergestora Bipartite, das Geres. Obrigado e vamos continuar o mesmo compromisso para ajudar Ana Albuquerque a terminar o Governo Eduardo Campos - Joao Lyra Neto”, disse Figueira.

Em sua primeira fala como secretária, Ana Maria Albuquerque descreveu a emoção se ser a segunda mulher a ocupar o cargo – a primeira foi Ângela Valente, entre 1991 e 1992.   “É uma extrema responsabilidade,  porque represento cada uma das servidoras. A missão que me foi dada é da continuidade, de fechar o ciclo de 2007. Teremos inaugurações, mas muita coisa já foi feita. Nossa missão é dar dimensão nacional aos programas, como o Mãe Coruja, a Atenção Básica, diálogo com os municípios. E ela só é possível pela existência dessa equipe, que luta incansavelmente pelo SUS”, discursou, ressaltando que o maior compromisso de sua gestão é com o paciente do SUS.  

Com 52 anos, Albuquerque nasceu em Belo Horizonte, mas mora em Pernambuco há 30 anos. Formou-se em Medicina, em 1991, pela UPE . É servidora concursada da SES há 20 anos e, ao longo desse período, já exerceu os mais diversos cargos no órgão, como secretária-executiva de Assistência à Saúde, Gerente de Regulação, Controle e Avaliação e Assessoria Especial do secretário. Desde 2011, vinha ocupando a função de superintendente de interiorização do Imip.

 

MUDANÇA - Ao fim, ela ratificou o convite para que os secretários-executivos que auxiliaram Figueira permaneçam na gestão. A mudança, até o momento, é a substituição de Tereza Campos por Ivette Buril na Secretaria-executiva de Assistência à Saúde. Buril é enfermeira e vinha ocupando a Diretoria-Geral de Assistência à Saúde. Concursada da SES desde 1986, Buril já passou por diversos cargos na área de assistência, assim como no Hospital da Polícia Militar, como plantonista da UTI e comissão de controle da infeção hospitalar.

 

DISCURSOS - Escute os discursos de Ana Maria Albuquerque e de Antonio Carlos Figueira durante a cerimônia de transmissão do cargo.

Conteúdo Relacionado
Tags da notícia