Nascido no município de Várzea Alegre, no Ceará, o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa, recebeu, nesta quarta-feira (18/11), o título de cidadão pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade aconteceu no Palácio Joaquim Nabuco e o título foi proposto pelo deputado estadual Aluisio Lessa (PSB).

José Iran Costa reside no Recife há 34 anos e é funcionário da Secretaria Estadual de Saúde desde 1995. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez residência médica em Clínica Médica pelo Hospital Getúlio Vargas e especialização em Oncologia pelo Hospital das Clínicas.

É especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e pela American Society of Clinical Oncology. É também Mestre em Medicina Interna pela UFPE e cursa o Doutorado em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer. Ao assumir o comando da pasta de Saúde, trouxe na bagagem uma gestão de sucesso no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Durante seu período à frente da unidade, de 2013 até dezembro de 2014, a unidade retomou o perfil como referência no ensino e pesquisa em oncologia em Pernambuco, com a reabertura do programa de residência. O hospital também virou referência em cirurgia oncológica, ocupando o quinto lugar no país em número de procedimentos para tratamento de câncer.

Além do HCP, ele também atuou como médico oncologista do Imip. O secretário estadual de Saúde ainda foi preceptor do programa de residência médica da UFPE, coordenador da oncologia clínica do Hospital Memorial São José, conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e coordenador da oncologia clínica do Hospital Memorial São José. Com ampla experiência em gestão hospitalar, Iran vem aplicando seu know-how para enfrentar desafios na gestão da saúde pública do Estado. De maneira definitiva alia humanismo e capacidade de gerência.