A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou, na manhã desta sexta-feira (19/11), o primeiro Colegiado das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de forma presencial desde o início da pandemia da Covid-19. A reunião ocorreu na sede da pasta e foi presidida pelas secretárias executivas de Atenção à Saúde e Regulação, Cristina Mota e Ricarda Samara, respectivamente. A organização é da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa, por meio da Diretoria Geral de Gestão Regional.

Durante o encontro, foi discutida a operacionalização do Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco, o Opera +, lançado pelo Governo de Pernambuco no último mês de outubro e que busca realizar 50 mil procedimentos a mais na rede estadual de Saúde até o final de 2022.

A pauta do encontro também trouxe informações sobre a ampliação e descentralização da assistência hematologia, para o atendimento, principalmente, à população negra diagnosticada com anemia falciforme. Serão implantados novos ambulatórios nas UPAEs de Abreu e Lima, no Grande Recife; Caruaru, no Agreste; e Serra Talhada, no Sertão.

Ainda foi debatida a ampliação do acesso ao rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.