O secretário estadual de Saúde, José Iran Costa, visitou na tarde desta segunda-feira (20/04), a Fundação Hemope - unidade referência no Estado de Pernambuco em diagnóstico laboratorial e tratamento das patologias do sangue. A ida aos setores do hemocentro e do hospital da instituição foi acompanhada pela diretora-presidente da Fundação Hemope, Yeda Maia de Albuquerque, da diretora do hospital e do hemocentro, Fábia Araújo e Ana Fausta Sena, respectivamente, além da equipe de gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) composta pela diretora de Assistência Regional, Carol Lemos, da diretora de Políticas Estratégicas, Flávia Magno e do diretor Geral de Planejamento, Humberto Antunes, e 13 residentes da Fundação.

Na oportunidade, foi apresentado pelo diretor de Ações Estratégicas do Hemope, Tadeu Grando, o Planejamento Estratégico 2016-2019, que pontuou as principais metas da Fundação para o próximo quatriênio. Entre elas, certificar o Hemocentro Coordenador pelo ISO 9001-2008 até dezembro de 2016; promover a sustentabilidade econômica-financeira da instituição com redução de custos e promover a humanização no atendimento aos pacientes. O incremento do Redome na hemorrede do Estado de Pernambuco também foi pauta de discussão. O objetivo é reestruturar a Fundação Hemope para ampliar o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea no Redome.

"Vamos elaborar e colocar em prática um planejamento voltado para promover a Fundação. Estruturar e investir em pesquisa", pontuou o secretário de Saúde. A Fundação Hemope tem atualmente mais de 1.300 funcionários e seu faturamento gira em torno dos R$ 38 milhões/ano, arrecadados através dos serviços de Hematologia e Hemoterapia, com recursos oriundos do Sistema Único de Saúde e através de convênios com operadoras de planos de saúde.