A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) recebeu a recomendação de certificação internacional de qualidade ISO 9001, nesta sexta-feira (18/03). A certificação assegura que as práticas desenvolvidas pelo Hemocentro Recife e pelos laboratórios de hemoterapia estão em conformidade com as normas de sistema de gestão de qualidade e segurança de reconhecimento internacional a partir dos procedimentos realizados nas áreas do ciclo do sangue da unidade, que compreende desde a captação, recepção e cadastro de doadores; passando pela triagem hematológica; coleta de sangue; processamento; laboratório de armazenamento; distribuição e controle de qualidade de hemocomponentes, e o atendimento ao doador que retorna ao serviço para nova doação.

A recomendação de certificação de qualidade ISO 9001 foi obtida após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que é a entidade certificadora. Durante o período, o auditor acompanhou os processos de trabalho do Hemocentro junto às áreas meio e fim como gestão de materiais e serviços, de tecnologia da informação, equipamentos e de pessoas. O relatório final da auditoria será submetido à direção da Fundação Vanzolini para validação e emissão do certificado.

“Esta recomendação para o Hemocentro Recife só mostra como as técnicas de gestão de qualidade são exitosas e conferem eficiência e segurança no serviço prestado. Possuir a ISO 9001 mostra que as bolsas de sangue dispensadas pelo Hemope para os serviços de saúde hospitalar tem qualidade reconhecida no Estado, no Brasil e em diversos países do mundo”, afirmou a presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Paulino.

O secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, destacou a importância deste reconhecimento para a instituição que presta assistência aos pernambucanos. "A norma ISO 9001 possui um protocolo exigente das boas práticas do procedimento de coleta do produto principal da empresa e vital para a vida do ser humano, que é o sangue. Com isso, o Hemope galga uma posição de referência internacional na qualidade do seu trabalho, dos seus profissionais e no atingimento das metas necessárias para o atendimento da população de Pernambuco. Uma recomendação como essa é motivo de orgulho, tanto para o trabalhador do Hemope, que se esforçou e se esforça diariamente para conquistar esse selo de qualidade, como para o povo de Pernambuco, que tem a confiança no trabalho da empresa”, disse.

Para chegar ao resultado positivo para certificação, o Hemope passou por processos preliminares que garantiram o avanço no sistema de gestão de qualidade. No início do mês de fevereiro deste ano, foram realizadas visitas para que o auditor conhecesse o processo de gestão e atuação do Hemocentro Recife e pudesse indicar os pontos de melhorias a serem adotadas pelo serviço. A Fase 1, tratou da análise documental do Sistema de Gestão da Qualidade, já instituído na Hemoterapia. Com o sucesso das verificações realizadas na primeira etapa, o auditor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini indicou o Hemocentro Recife para a Fase 2 da Certificação ISO 9001, sendo concluída esta semana com parecer positivo para certificação ISO 9001.

Fotos: Miva Filho/SES-PE