O Programa de Integração dos Serviços de Saúde de Pernambuco -  IntegraSES - chega ao agreste pernambucano, nesta quarta-feira (19/08), para escutar servidores do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. O processo de escuta, a partir das 13h, contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e da secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.

Durante o evento, aberto para todos os servidores da unidade, os presentes poderão fazer sugestões para a melhoria da unidade. Todas as propostas serão registradas, discutidas, avaliadas e incorporadas às ações prioritárias da SES. Os servidores também serão apresentados à estrutura da rede estadual de saúde e conhecerão os principais avanços e desafios da Saúde em Pernambuco, destacando a necessidade de implantar um modelo de gestão cada vez mais efetivo e que atenda de forma humanizada as necessidades da população.

O Hospital Dom Moura é referência para os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com seus mais de 500 mil habitantes. A unidade atende os casos de emergência nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, obstetrícia com partos de alto risco, pediatria e ortopedia. Ao todo, são mais de 10,2 mil pessoas atendidas mensalmente apenas nesse setor. O Dom Moura atualmente conta com residência multiprofissional e pleiteia junto aos Ministérios da Educação e da Saúde a certifiação para se tornar hospital de ensino.

Lançamento - Pela manhã, a partir das 9h, no auditório do Seminário São José, o secretário Iran Costa lança uma cartilha para os coordenadores da Atenção Básica que atuam nos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). A iniciativa é pioneira no Estado e tem o objetivo de padronizar atividades, além de oferecer informações e subsídios para a melhoria da atuação desses profissionais.

"A gestão de saúde é dinâmica e se faz necessária a busca pela atualização contínua dos gestores e trabalhadores do SUS, visto que novas políticas públicas, portarias e decretos, fazem parte da atividade cotidiana em busca de novas alternativas e soluções, fundamental para organizar e qualificar a assistência", comenta a gestora da V Regional de Saúde, Catarina Tenório.