O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (03/09), no Centro de Convenções, em Olinda, a Abertura do 63º Encontro e Assembleia Geral do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE). O evento segue até amanhã (04) e tem como objetivo discutir temas relevantes da saúde pública no Estado e no País. Tendo como mote o tema da primeira mesa de discussões - O SUS em conjuntura de crise: É possível a travessia sem retrocessos, aproveitando oportunidades para avançar com o novo Pacto Federativo -, o secretário afirmou “que é necessário buscar saídas conjuntas, que envolvam todos os atores, desde os municípios até o governo federal”.

“O ponto alto deste encontro será a discussão da crise de financiamento da Saúde, que já dura mais de 20 anos e agora está se agravando, além de um novo pacto federativo, para que as receitas sejam mais bem distribuídas para estados e municípios”, ponderou. Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o secretário Saúde do Recife, Jailson Correia; a presidente do Cosems e secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Gessyane Paulino; o deputado estadual Odacy Amorim, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa; os prefeitos José Patriota, de Serra Talhada, também presidente da Amupe, e Evandro Chacon, de Arcoverde; e o representante do Ministério da Saúde, Marcos Franco.