Ao lado do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, o governador Paulo Câmara teve hoje (27.10) a primeira reunião de trabalho com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. Durante o encontro, os executivos apresentaram uma solicitação para o reequilíbrio do financiamento dos valores pagos pelo Ministério da Saúde para as áreas de média e alta complexidade. De acordo com o governador, outro ponto da conversa foi o financiamento federal para as áreas de urgência, emergência e assistência materno-infantil.

O ministro Marcelo ficou de marcar uma visita a Pernambuco, nas próximas semanas, para conhecer a rede do Estado das Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializados (UPAEs). A reunião ainda contou com a participação do deputado federal Gonzaga Patriota.

Já em funcionamento nos municípios de Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro, as Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAES) realizaram, entre os meses de janeiro e junho de 2015, uma média de 33 mil consultas com médicos especialistas por mês. No mesmo período, foram mais de 434 mil exames.

Além disso, nas unidades de Petrolina, Caruaru e Garanhuns, que realizam pequenas cirurgias, nos seis primeiros meses de 2015, foram mais de 8 mil cirurgias realizadas.