Representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (21/09), em Brasília, para a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite. A consolidação da Rede PEBA, como macrorregião de saúde, no médio São Francisco, entrou na pauta do encontro.

A secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, comemorou o anúncio. “Estamos felizes pela conquista. É realmente um momento histórico para a macrorregião interestadual, com a presença dos representantes dos estados de Pernambuco e Bahia. Reconhecemos  publicamente o empenho do MS em intermediar e ocupar o espaço na macrorregião já que é um região interestadual”, declarou.

Desde 2008, os dois estados traçam desafios diários no âmbito das regulações, de urgência e emergência, no âmbito da assistência e na construção das linhas de cuidados. Atualmente já existe uma central de regulação compartilhada, construída entre os dois estados para a gestão de leitos, o que garante uma assistência cada vez melhor à população.