Dando continuidade à agenda de visitas técnicas às unidades da rede estadual, o secretário de saúde, Iran Costa Júnior, esteve, na tarde da última quarta-feira (04/02), em diversos serviços localizados em Caruaru, principal cidade do Agreste pernambucano.

Ao lado das secretárias executivas de Coordenação Geral, Ana Cláudia Callou, e de Atenção à Saúde, Cristina Mota, Iran Costa Júnior começou a rodada de visitas pelo Hospital Regional do Agreste, onde passou por todos os setores da unidade, que é a principal referência para a população da Região, realizando, aproximadamente, 5 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por mês.

Depois, foi a vez de conferir o atendimento no Hospital Jesus Nazareno, referência secundária para gestação de alto risco para 90 municípios das microrregiões de Serra talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns e Caruaru, abrangendo uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Na unidade, o secretário conversou com pacientes, servidores e acompanhantes.

Iran Costa ainda conferiu a estrutura da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), localizada no bairro do Salgado e responsável por gerenciar a política regional de saúde, regulando e monitorando as metas pactuadas com os 32 municípios da Região. Além disso, coordena a construção da Rede de Atenção Regional, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde.

O secretário de saúde encerrou a sua passagem por Caruaru visitando o Hospital Mestre Vitalino, que foi inaugurado em junho de 2014 e está, atualmente, operando com 63% de sua capacidade total. Já estão em funcionamento, na unidade, 40 leitos de UTI (30 de adulto e 10 pediátricos), 82 leitos de internação e 35 de urgência e emergência.

“Viemos conhecer de perto a realidade da assistência aqui em Caruaru, pois o nosso objetivo é trabalhar e potencializar a rede de urgência e emergência da II macrorregional de Saúde, que foi, inclusive, pauta do encontro que tive com o Ministro Arthur Chioro, em Brasília”, ressaltou Iran Costa Júnior.