A 3ª Mostra de Trabalhos Científicos da SES: experiências exitosas e resultados parciais das pesquisas do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) teve seu encerramento nesta quarta-feira (17/12) com o lançamento de duas publicações. O evento foi prestigiado pelo governador João Lyra Neto ao lado da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, além da presença de secretários executivos, gestores, diretores de unidades de saúde, representantes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), movimentos sociais e servidores. A solenidade foi realizada no auditório da SES, no Bongi.

O último dia do evento marcou a entrega do Balanço de Gestão 2014 da Secretaria Estadual de Saúde - o documento, o sétimo produzido ao longo dos últimos oito anos, presta contas das ações desenvolvidas, em especial nos últimos quatro anos, período em que a Saúde foi priorizada em Pernambuco (leia mais AQUI) e do livro A Renovação da Saúde Pública em Pernambuco - Sistematização da Experiência - um registro hitórico dos desafios e conquistas da Saúde no período de 2007 a 2014 (acesse a públicação na íntegra no anexo abaixo).

Durante o encontro, o governador João Lyra parabenizou as ações da Saúde. “Pernambuco tem hoje um dos melhores serviços de saúde pública do Brasil e é um dos estados que mais investe. Nós temos a obrigação de investir 12%, mas em 2015 vamos investir 17%. Cada 1% representa um investimento de R$ 150 milhões. Isso é muito para um estado que tem uma receita menor do que a maioria dos estados do Sudeste e Sul”, ressaltou o governador.

"É uma oportunidade ímpar que temos, de reunir trabalhos científicos, programas e projetos de sucesso elaborados por gestores e técnicos da SES. Além de motivar quem produziu e inovou, é um momento de grande importância para socializarmos essas experiências, para que possam ser replicadas", comentou a secretária.

A mostra teve como objetivo levar ao conhecimento de todos as experiências exitosas produzidas pelos hospitais, pelas Geres e pelas secretarias executivas da SES ao longo de todo o ano. Além disso, foram apresentados os resultados parciais das pesquisas fomentadas pelo Programa  de Pesquisa para o SUS- PPSUS.