Secretário de saúde inaugura obras de modernização em hospitais do Interior

Duas unidades de saúde localizadas no Sertão pernambucano terminarão o ano com novas instalações e serviços mais humanizados. As obras de reforma da maternidade do Hospital Álvaro Ferraz, no município de Floresta, e do Hospital José Alventino Lima, em Belém do São Francisco, foram inauguradas na última sexta-feira. Com novos espaços e equipamentos, as unidades beneficiarão tanto a população local como a de municípios de toda a região que procuram seu atendimento.

Em Floresta, após seis meses de reforma, a unidade ganhou novas salas de parto, de cirurgia, de recuperação, de raio-x, de isolamento, dois expurgos e quatro enfermarias. Com um investimento da Secretaria Estadual de Saúde de aproximadamente R$ 500 mil, a nova ala deve entrar em funcionamento ainda em dezembro. Ao todo, o Hospital, que é ligado à prefeitura da cidade, tem em média 220 internamentos por dia.

A unidade, inaugurada em 1952, conta com serviços de Ortopedia, Pediatria, Clínica Geral e Urgência. “O Hospital Álvaro Ferraz é muito importante para a região. Atende pessoas de vários municípios pernambucanos, como Tacaratu, Mirandiba, Petrolândia e até mesmo da Bahia”, destacou o secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, que esteve presente na inauguração da obra no Hospital, de onde foi diretor por onze anos.

Já o Hospital José Alventino Lima, em Belém do São Francisco, passou por uma reforma em todas as suas dependências, resultante de uma parceria entre a SES, Ministério da Saúde e a Prefeitura do Município. A unidade, que tem 30 leitos de internação e conta com os serviços de Cardiologia, Clínica Geral e Dermatologia, foi também reequipado, recebendo novos aparelhos como o eletrocardiógrafo digital, cardioversor, bisturi elétrico e aparelho de anestesia.

“Nossa meta, com essa reforma, é aperfeiçoar a qualidade do atendimento oferecido no Hospital”, explicou o secretário de Saúde de Belém, José Pacheco Filho. A SES investiu R$ 53 mil na obra do Hospital José Alventino Lima, que foi inaugurado em 1966.

HOMENAGEM - Em Belém, o secretário Gentil Porto também foi homenageado com o título de Cidadão Belenita, na sede da Câmara Municipal. A solenidade de entrega contou com a presença de autoridades locais. “Sinto-me orgulhoso em receber esse título. Sou agora de direito o que já era de fato e de sentimento”, disse Porto.