Referência em atendimento de urgência para os 31 municípios que formam a II Gerência Regional de Saúde (Geres), o município de Limoeiro ganhou 10 leitos de UTI para pacientes do SUS, na tarde de hoje (18/07). As novas vagas estão conveniadas na Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro e vão diminuir a necessidade de transferir pacientes mais graves para as grandes emergências da Região Metropolitana (RMR). Os leitos são destinados aos pacientes que necessitam de assistência em Clínica Médica. Essas são as primeiras UTIs do SUS para pacientes do Agreste Setentrional.

“Esse é um dia histórico não só para a Casa de Saúde, mas para o município. É um sonho que só agora foi realizado: temos uma UTI padrão de excelente qualidade”, comemorou o diretor da Casa de Saúde de Limoeiro, Luiz Antunes, durante a cerimônia de inauguração. O evento contou, também, com a presença do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, do gerente da II Geres, Mário Moreira, do diretor do Hospital Regional de Limoeiro, Roberto Rios, e do secretário Municipal de Saúde, Orlando Jorge.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, “os novos leitos são fundamentais para a descentralização da Saúde. Até dezembro (de 2011), vamos abrir leitos de UTI em todos os hospitais regionais de Pernambuco”, adiantou. Com essas 10 novas vagas em Limoeiro, o Estado passa a contar com 775 leitos para pacientes de Tratamento Intensivo. Em 2007, eram apenas 228 leitos. Diariamente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai repassar R$ 1 mil por cada paciente internado, o que representa um investimento de cerca de R$ 300 mil mensais.

Os leitos do SUS estão na rede própria, hospitais públicos, e na rede complementar, unidades privadas ou filantrópicas. A Casa de Saúde pertence à rede privada e fica localizada ao lado do Hospital Regional de Limoeiro, o que facilita a remoção de pacientes entre as duas unidades.

Palmares vai a contar com 30 leitos de UTI até final de 2011
Na quarta-feira (20/07), o município de Palmares também vai inaugurar 10 leitos de Tratamento Intensivo. As novas vagas serão abertas não Hospital Santa Rosa, e seguem os mesmos moldes do convênio firmado com a unidade privada de Limoeiro.

Ainda este ano, o Hospital Regional de Palmares vai inaugurar 20 outros leitos de UTI. Em menos de um ano, a unidade foi reconstruída em local sem risco de enchentes, após ter sido destruída pelas chuvas de junho de 2010. Ao todo, 30 novos leitos de UTI do SUS vão estar disponíveis para pacientes dos municípios da III Geres, formada por 22 cidades, até o final de 2011.