27 de outubro, é o Dia Nacional de Controle da Obesidade. O excesso de peso é um problema que atinge 800 milhões de pessoas em todo o mundo e uma preocupação constante das autoridades em saúde pública. Em Pernambuco, o relatório parcial da 3º Pesquisa Estadual de Saúde e Nutrição realizada em 2006/2007, feito pelo departamento de Nutrição de UFPE, mostra que quase 50% dos homens adultos estão acima do peso. Entre as mulheres, os números apontam que, na faixa dos 40 anos, 60% estão com sobrepeso. A pesquisa foi feita nos centros urbanos de algumas cidades do Interior e na Região Metropolitana do Recife.

Para alertar a população sobre o problema, a Secretaria Estadual de Saúde realizou, neste mês de outubro, uma série de palestras educativas, além de promover a distribuição de mais de 6 mil folders informativos, confeccionados pelo Ministério da Saúde, sobre os dez passos para uma alimentação saudável.“É fundamental chamar a atenção da população, para possamos ter um olhar de vigilância sobre a obesidade - importante fator de risco na evolução de doenças crônico-degenerativas”, explica Rijane Barros, coordenadora da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) da Secretaria.

Entre os passos apontados para uma alimentação saudável estão: o aumento do consumo de frutas e verduras e a redução do consumo de sal, além do estímulo à prática de atividade física.