Paudalho, na Mata Norte, é o primeiro município a desenvolver ações de combate à tuberculose entre as mais de 20 cidades que foram capacitadas no controle da doença pela Secretaria Estadual de Saúde, através do programa Chapéu de Palha do Estado. No último dia 13/09, foi encerrada a Identificação dos Sintomáticos Respiratórios, que, durante uma semana, mobilizou agentes de saúde na busca por pessoas que apresentaram o sintoma mais clássico da doença, a tosse por três semanas consecutivas ou mais.

“Este é só o primeiro passo. Após a identificação, essas pessoas foram encaminhadas para os laboratórios municipais para realizar a baciloscopia, conhecida como exame de escarro, que poderá identificar precocemente a tuberculose”, diz Patrícia Carneiro, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da SES. “Hábitos como o fumo e até mesmo fatores climáticos podem desencadear a tosse, mesmo assim, se ela passar das três semanas, é necessário que o exame seja feito para descartar qualquer suspeita”.

Hoje (17/09), todas as pessoas identificadas na investigação foram encaminhadas para o exame do escarro no município de Paudalho, e os familiares que convivem com os pacientes que tiverem a confirmação da presença do bacilo de Koch, causador da doença, também realizarão exames.

“Dependendo da resistência do organismo, uma pessoa pode ser portadora do bacilo, mas não ter desenvolvido a doença até o momento”, explica Patrícia. Nesses casos a pessoa contaminada não é transmissora, já que o contágio acontece através da tosse gerada pela doença.

Em Pernambuco os números da tuberculose estão caindo. Em 2006, 4041 casos foram confirmados. Os óbitos passaram de 386, em 2005, para 315, em 2006. A estimativa de cura da doença é de 70,7%, enquanto que 10% dos pacientes abandonam o tratamento a partir do desaparecimento dos primeiros sintomas. Este número também diminuiu, seis anos atrás o abandono chegava a 16%. O tratamento é por via oral e o tratamento supervisionado garante o não abandono dos remédios, acompanhando o paciente, ao menos três vezes por semana, no momento de tomar a medicação.

Segundo a coordenadora, as oficinas de capacitação realizadas pela SES ocorreram em dois momentos, um encontro com os agentes dos PSFs sobre a prática da investigação e outro com técnicos em epidemiologia dos municípios participantes, laboratórios municipais e Lacen sobre o planejamento de ações de controle. Participaram os municípios de Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, Nazaré da Mata, Vicência, Timbaúba, Buenos Aires, Carpina, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Paudalho, Pombos, São Vicente Ferrer e Tracunhaém.