Instituído oficialmente no fim do ano passado, o Dia do Farmacêutico é comemorado nesta quinta-feira (20/01). A data, que já era exaltada antes da aprovação do projeto de lei pelo Senado, rememora um fato histórico: a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, em 1916.

Os profissionais da rede estadual celebram o momento, também nesta quinta, durante a reunião técnica-administrativa das Farmácias de Pernambuco, que além de tratar de questões administrativas, fará uma apresentação do manual de qualidade das farmácias. O encontro será das 9h às 13h, na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Boa Vista.

Na rede estadual, há farmacêuticos atuando nas Farmácias de Pernambuco, de medicamentos especializados e de alto custo; nas farmácias, laboratórios de análise clínica e laboratórios de sangue dos hospitais; na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e no Laboratório Central de Pernabuco (Lacen-PE), além das equipes do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe). “Nos laboratórios, os farmacêuticos ainda precisam ter habilitação em bioquímica para que possam atuar”, afirma o gerente de Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimateia.

Em geral, os farmacêuticos podem escolher as áreas de controle de qualidade, produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento de medicações. Permeando todos esses segmentos, a assistência farmacêutica, para orientar os usuários sobre as medicações e o que pode e o que não pode durante o período medicamentoso, estimulando o uso correto e evitando a automedicação.