Em alerta pelos casos de sarampo identificados no estado da Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) começou, no último dia 28/12, uma campanha de vacinação preventiva nas cidades que ficam na divisa de Pernambuco e que recebem tráfego constante de pessoas de outros estados.

“O objetivo maior é não permitir que o vírus se introduza em Pernambuco. Estamos criando barreiras para evitar contaminações”, diz Tereza Maia, coordenadora estadual de imunizações. Para isso técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do estado estão na cidade de Petrolina, mobilizando a população local para a necessidade e importância da vacinação preventiva.

O Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 120 mil doses extras da vacina tríplice viral para a ação de combate ao sarampo em Pernambuco. Além de Petrolina, os municípios de Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista também promoverão a vacinação extra, por serem cidades de rota interestadual.

“As pessoas que forem viajar devem tomar a vacina o quanto antes, porque a tríplice viral leva aproximadamente 15 dias para criar todos os anticorpos responsáveis pela imunização”, explica Tereza, lembrando sobre os riscos principalmente nessa época de férias e festas de fim de ano.

Após seis anos sem um caso confirmado no país, o município de João Dourado, na Bahia, a aproximadamente 200 km de Petrolina, confirmou a presença do vírus. O sarampo é uma doença que requer muita atenção, principalmente com as crianças, que não tem a mesma resistência dos adultos. Se não tratada, pode levar a quadros de pneumonia, febre, cegueira, surdez e até mesmo à morte.

É importante que os pais estejam atentos à carteirinha de vacinação dos filhos. A primeira dose da vacina deve ser tomada com 12 meses e um reforço pode ser aplicado entre os quatro e seis anos. Portanto, as crianças e adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose devem se dirigir aos postos de saúde, preferencialmente com a carteira de vacinação. Mas os pais também são alvo da campanha, e pessoas de idade entre 11 e 49 anos também precisam receber a medicação e estão sendo convocadas para tomar a vacina.

Serviço
O que: Vacinação preventiva contra o sarampo
Quando: A partir do dia 28/12
Onde: Petrolina, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista