Claro, objetivo e interativo. Esses três adjetivos podem ser utilizados para classificar o novo portal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), lançado hoje (14/12), pela manhã, em uma reunião na sala de gabinete da SES. O objetivo do novo portal (www.saude.pe.gov.br) é fornecer maior orientação aos usuários e possibilitar também informações especificas para profissionais do setor, uma vez que cada uma das gerências da secretaria alimentará e atualizará sua área dentro da web.

 

 

“Nossa idéia foi a de fornecer ao internauta o acesso às diversas informações sobre a saúde em Pernambuco”, explicou o gerente Ângelo Lins, Gerente de Tecnologia da Informação da SES. Utilizando linguagem PHP e banco de dados SQL, o novo portal herda todo o conteúdo do site antigo, que já completou quatro anos de existência.

 

 

Com isso, o internauta pode se informar sobre contatos, endereço e especialidades médicas oferecidas por cada um dos 26 hospitais administrados pela SES, além de conteúdo sobre as 11 Gerências Regionais. Migram, ainda, os links para as páginas do Lafepe, Central de Transplantes de Pernambuco, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Hemope, Ministério da Saúde, Ouvidoria da SES e Ligue-Saúde. “Podemos receber em tempo quase que real uma queixa, que antes demorava muito mais”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, que esteve na ocasião da apresentação do novo portal.

As novidades são a disponibilização na net do Guia da Saúde de Pernambuco, que é um catálogo que contém informações de toda a rede de serviços públicos do Estado, orientando o paciente; a criação de sessões para contato com os setores da SES e também de uma enquete sobre temas de saúde. “Outra vantagem do novo portal é que estaremos nos abrindo cada vez mais para a sociedade”, comentou o secretário Gentil Porto.

 

Além das notícias atualizadas diariamente pela Assessoria de Imprensa (com o novo portal, cada notícia ganhará uma galeria de fotos), o usuário interessado na área de saúde poderá cadastrar seu e-mail e receber periodicamente notícias sobre o assunto.