Para lembrar o Dia Estadual de Mobilização Contra a Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (17/11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, das 8h às 12h, atividades e entrega de material educativo para os usuários da Estação Central de Metrô do Recife, no bairro de São José.

Pernambuco possui uma média de 4.230 novos casos e 200 óbitos ao ano. Em 2011, até o final de outubro, já foram confirmados 3.868 casos da doença no estado. Em 2010, foram 4.050 casos, e em 2009, 4.244. Em relação ao número de óbitos, foram 167 em 2009; 98 em 2010; e 53 em 2011. Além disso, o Estado tem um elevado percentual de abandono do tratamento (11%), quando o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 5%.

“Com as ações desta quinta-feira nós queremos alertar a população sobre a doença, ressaltando que a Tuberculose tem cura e que o tratamento não deve ser abandonado, sob o risco de agravar a doença e podendo até levar a morte. Além disso, é importante que todas as pessoas que têm tosse há mais de três semanas procurem uma unidade básica de saúde. Ali elas podem fazer o exame e diagnosticar precocemente a doença”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Laíze Brilhante. Os postos de saúde oferecem, gratuitamente, o diagnóstico e os medicamentos para o tratamento da Tuberculose.

Sanar – A tuberculose faz parte da lista de doenças negligenciadas combatidas pelo Projeto Sanar - Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES, lançado no mês de maio. Atualmente, profissionais de saúde que atuam nos municípios prioritários estão sendo capacitados no combate à doença. O Sanar tem o objetivo de colocar, pela primeira vez, a redução da incidência da tuberculose como prioridade em Pernambuco.