A situação da Hanseníase no mundo e as ações básicas de prevenção e tratamento da doença estarão sendo abordadas no Seminário de Manejo Clínico em Hanseníase, a partir desta segunda-feira (26/09) às 8h, no Hotel Canariu’s em Boa Viagem. O encontro busca atualizar e sensibilizar, primeiramente, os médicos dermatologistas da Rede de Atenção Básica dos municípios de Jaboatão, Olinda e São Lourenço da Mata para agirem em casos de reação e complicações da doença.

No Estado, em 2009, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou um total de 3.204, entre eles 322 foram diagnosticados em menores de 15 anos. Já em 2010, dos 2.799 casos de hanseníase identificados, 265 foram notificados em menores de 15 anos.

“Queremos trabalhar a regionalização, conhecendo o cenário epidemiológico estadual e garantindo a qualidade de uma rede de atenção em saúde voltada ao portador da hanseníase. Realizando o diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação sem a necessidade de serem atendidos no Hospital da Mirueira”, explica a gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Micobactérias da SES, Ana Lúcia Souza.

O curso segue até sexta-feira (30/09) e contará com a presença da dermatologista da Gerência de Dermatologia Sanitária da SES/RJ, Maria Eugênia Gallo, da terapeuta ocupacional do Hospital da Mirueira, Ana Júlia Lorena, e técnicos da Coordenação Estadual de Hanseníase da SES.

Hanseníase - A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, com alto poder incapacitante, afetando os nervos e a pele. Ela atinge, principalmente, as pessoas em faixa etária economicamente ativa, comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. Pernambuco é o estado que ocupa a 10ª colocação no país em coeficiente de detecção geral e a 6ª em < de 15 anos e  o 3ª no nordeste em coeficiente de detecção geral e o 2ª em < 15 anos.