A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu hoje núcleos de epidemiologia de 19 hospitais públicos e privados de Pernambuco para transformá-los em unidades sentinelas de combate à dengue, ou seja, integradas a um sistema informatizado que dará maior rapidez e eficiência na notificação dos pacientes infectados. O encontro ocorrerá às 9h, no auditório da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, na SES (Avenida Fernandes Vieira, Boa Vista).

Segundo o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte, as unidades serão integradas ao programa MapdenguePE, desenvolvido pelo Departamento de Informática da UFPE e implantado pela SES em novembro do ano passado. O software, que já vem sendo alimentado por técnicos da SES e de secretarias municipais de saúde, permite uma visualização dos casos e focos de dengue em Pernambuco de acordo com bairro e até mesmo comunidades. Cada caso notificado ou foco é inserido no programa, compondo mapas detalhados, o que permite ao gestor público uma ação mais efetiva por bairro, comunidade ou rua.

O programa também recolhe, através do número gratuito 0800 281-5656, denúncias da população. De novembro de 2007 para cá, foram recolhidas informações de 566 focos de dengue no Estado, sendo os campeões os municípios de Recife, Jaboatão e Paulista. "Hoje os hospitais notificam manualmente os casos, através de formulários, o que leva dias até termos conhecimento dos casos. Muitas vezes, os hospitais deixam de notificar acreditando que os municípios já fizeram esse trabalho, só que os pacientes podem ir diretamente para os grandes hospitais, com a dengue hemorrágica ou em estágio bastante avançado. Com o sistema, teremos conhecimento no mesmo momento e poderemos atuar de imediato, evitando óbitos", explica Duarte. A expectativa é de que as unidades de saúde já utilizem o MapdenguePE na próxima segunda-feira.

Os núcleos de epidemiologia são dos hospitais Agamenon Magalhães, Restauração, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, das Clínicas, Correia Picanço, Geral de Prazeres, Servidores do Estado (da rede pública) e os particulares D Ávila, Prontolinda, Santa Joana, Esperança, Unimed I e II, Albert Sabin, São Marcos, Jaime da Fonte, Alfa e Português. Entre os profissionais que compõem esses núcleos, responsáveis pela reunião de informações sobre as principais enfermidades atendidas nos hospitais, norteando ações de planejamento e fortalecimento dos serviços, estão enfermeiros, analistas de sistemas e médicos.

CAMPANHA - A partir desta semana, a SES intensifica as ações de combate à dengue. Nesta quinta-feira, às 20h, no Memorial de Medicina, no Derby, haverá uma capacitação para 100 profissionais de saúde, entre enfermeiros e médicos da rede pública e privada, sobre diagnóstico e tratamento da dengue. Na próxima sexta, às 10h, será lançada a campanha estadual, que prevê uma série de ações em parceria com os municípios, além da distribuição de materiais educativos e publicidade para alertar a população.

Nos próximos dias, chegam ao Estado 30 equipamentos de UVB portátil, bombas costaes para borrifação de produtos em residências. Para 2008, está previsto o repasse de R$ 2,3 milhões para os municípios, além dos recursos do SUS, para medidas de controle da enfermidade. Atualmente, Pernambuco conta com 3,5 mil agentes que visitam as casas com o objetivo de eliminar os focos.

Em 2008, foram confirmados 317 casos de dengue clássica, 2 do tipo hemorrágico e nenhum óbito. No mesmo período do ano passado, houve 495 casos de dengue clássica, 6 do tipo hemorrágico e nenhum óbito. "Apesar dessa redução de cerca de 40% nos mantemos em permanente de alerta, para evitar o aumento nos números. Para isso, contamos com o apoio da população", frisa Duarte.

Transmissão da dengue:
Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Sintomas da dengue clássica:
Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarréia e falta de apetite.

Sintomas da dengue hemorrágica:
Dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito.

Tratamento:
A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.

Como combater o mosquito:
90% dos focos do mosquito da dengue estão na água acumulada das casas. Tomando os cuidados necessários você reduz o risco de contágio e ajuda a acabar de vez com esse mosquito.
- Mantenha bem tampados caixas d água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de planta com areia