Os técnicos das Unidades Sentinelas, que apoiam os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), participam, nesta quarta (06/07) e quinta-feira (07/07), da Oficina Continuada em Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net). O evento será no Orange Praia Hotel, em Itamaracá, e reunirá 25 profissionais. O objetivo é capacitar o público a utilizar o sistema on-line, para operacionalizar e analisar a qualidade e a quantificação das informações referentes aos problemas de saúde relacionados aos trabalhadores. O coordenador do Centro de Referencia Estadual (Cerest), Marcelo Henrique, também participará do evento.

As Unidades Sentinelas integram núcleos de epidemiologia instalados em hospitais gerais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. “Vamos apresentar os agravos relacionados à saúde do trabalhador que precisam ser notificados”, afirmou a gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréa Lagreca. Ela pontua que são 16 os agravos, sendo 2 recém-implantados, que pontuam acidentes terrestres e intoxicações exógenas.

Segundo dados obtidos entre 2006 e 2010, em Pernambuco, foram 5.776 agravos relacionados a acidentes ocupacionais, a maior parte por intoxicação exógena (4.306).

CEREST – Os Centros atuam reunindo as informações obtidas pelas Unidades Sentinelas com o objetivo de criar um perfil dos principais acidentes e agravos que acometem os trabalhadores. O Cerest também tem como função formar as equipes de retaguarda multiplicadora da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast) para programação das atividades nos municípios de abrangência.

UNIDADES SENTINELAS INSTALADAS – Cerest Cabo (hospitais municipais Mendo Sampaio e Professor Clóvis Azevedo Paiva e Centro Hospitalar Carozita Brito), Cerest Caruaru (hospitais Jesus Nazareno e Regional do Agreste), Cerest Goiana (hospitais regionais Belarmino Correia e Fernando Salsa), Cerest Jaboatão (hospitais Jaboatão-Prazeres e Regional Jaó Murilo), Cerest Ouricuri (hospitais regionais Emília Câmara, Fernando Bezerra, Ruy de Barros Correia e Prof. Agamenon Magalhães), Cerest Palmares (Hospital Regional Dom Moura), Cerest Petrolina (hospitais Dom Malan, Coronel Álvaro Ferraz, Regional Inácio de Sá e de traumas de Petrolina) e Cerest Estadual (Cisam e os hospitais das Clínicas, Geral de Areias, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas).