Cerca de 50% dos atendimentos a gestantes realizados no Hospital Barão de Lucena (HBL), localizado no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, são oferecidos a pessoas vindas do interior do Estado. Muitas delas são de baixa renda e não possuem parentes na Região Metropolitana. Após a alta hospitalar, elas ficam desamparadas aguardando o transporte que as levem de volta para casa. As pacientes do Hospital Barão de Lucena que se enquadram nesse perfil ganharão um abrigo temporário e o apoio de profissionais com a inauguração, na última quarta-feira (06/12),  da Casa de Apoio à Mulher. O secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, participou da cerimônia de abertura do serviço. 

         “O local vai servir para abrigar qualquer mulher que já tenha alta hospitalar e que não pode se deslocar para o interior, ao mesmo tempo que deixará disponível um leito vago para que outro atendimento seja realizado”, explicou a diretora médica do Barão de Lucena, Paula Lobo. A área total da Casa de Apoio à Mulher, cuja construção foi iniciada em agosto de 2005, é de 132 m², contando com 12 camas divididas em três quartos separados, além de disponibilizar às mulheres uma cozinha com refrigerador e uma sala de estar com telefone e televisão. O lugar também terá uma vigilante feminina (24 horas por dia), uma assistente social e um auxiliar de serviços.

 Ao todo, foram investidos cerca de R$ 100 mil pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na construção da Casa de Apoio à Mulher, tipo de serviço que atualmente existe também no Hospital Agamenon Magalhães. O Barão de Lucena possui 82 leitos para as gestantes, realizando cerca de 300 partos por mês. “A importância maior de tudo isso é exatamente disponibilizarmos um local para as mulheres que precisam de tranqüilidade e de ficar perto dos seus filhos”, afirmou a diretora médica Paula Lobo. Segundo ela, já estão sendo estudadas atividades para serem oferecidas às mulheres durante o tempo ocioso.