Começaram na última segunda-feira (13) e seguem até a próxima sexta-feira ( duas capacitações promovidas pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres). A primeira é sobre o Controle da Peste Bubônica e, a segunda, sobre Captura do Mosquito transmissor da Leishmaniose.

O objetivo do treinamento sobre Controle da Peste Bubônica é traçar ações para que sejam pactuadas em 2011 nos municípios onde o índice da doença é maior. Diretores de vigilância em saúde, vigilância ambiental e vigilância epidemiológica de 14 dos 32 municípios da IV Geres estão participando do evento, além de profissionais da V Geres. O treinamento está sendo ministrado pela coordenadora do Programa de Peste Bubônica da Secretaria Estadual de Saúde, Tereza Neuma. Os gestores que estão recebendo as instruções irão repassá-las para os agentes de endemias dos seus municípios.

Uma outra capacitação será a respeito de atividades de entomologia, ou seja, atividades para captura do mosquito transmissor da Leishmaniose. A ideia é fazer um estudo do mosquito flebótomo, as áreas onde ele vive - na maior parte é zona rural - para que sejam feitas notificações desses locais para serem monitorados constantemente. A coordenadora do Programa de Vigilância Entomológica da Secretaria Estadual de Saúde, Gênova Oliveira está ministrando o treinamento, direcionado para técnicos da IV, V e VI Geres que trabalham com entomologia. Em 2011 o treinamento será repassado, também, aos agentes de endemias dos municípios de cada Regional de Saúde.

As duas capacitações estão sendo realizadas nos auditórios do Hotel Eduardo de Castro, em Caruaru, das 8h às 17h.