O Hospital Barão de Lucena (HBL) foi inaugurado no dia 18 de janeiro de 1958, pelo então Presidente da República Jucelino Kubitschek. A unidade, localizada na Avenida Caxangá, recebeu o nome em homenagem ao eminente magistrado Henrique Pereira de Lucena.

 

Na época, a administração era da Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar, que transferiu a gestão para o Instituto Nacional e Previdência Social (INPS) após um declínio funcional e financeiro, entre 1968 e 1973.

 

O próprio INPS deu classificação A à unidade, em 1974, por conta das suas modernas instalações e excelente corpo clínico, e em 1983 foi a vez do Instituto de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) elegê-la como hospital modelo. Em 1992, a unidade passou a ser gerenciada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

 

Atualmente, o Hospital Barão de Lucena é um hospital geral da alta complexidade com foco em atendimento materno-infantil, e possui 340 leitos. No ambulatório, onde são realizadas mais de 8.600 consultas/mês, são oferecidas várias especialidades pediátricas, vascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco. Nas duas emergências (obstétrica e pediátrica), são realizadas uma média de 2 mil atendimentos por mês. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas uma média de 300 partos/mês. 

 

 

Marcação de consultas: A marcação é presencial, de acordo com o perfil das especialidades da unidade, sendo necessário, que o paciente procure a unidade para prestação dos serviços oferecidos. Pacientes de egresso (encaminhados pelo próprio Hospital) e marcações realizadas diariamente e presencialmente, das 8h às 16h. Pelo telefone, é possível saber a disponibilidade de vagas para o mês em curso de marcação de cada especialidade. Informações: (81) 3184.6431 / 6432.

Apenas a especialidade de Neuropediatria (1ª consulta) o agendamento é via regulação, sendo gerenciada pela GRAMB – Gerência de Regulação Ambulatorial e a marcação se dá através das Unidades de Atenção Primária - Unidade Básica de Saúde – UBS (ESF, Centro de Saúde) ou Policlínica, através do Sistema CMCE e a volta é agendada presencialmente na unidade.

 

 

Números:

 

QUANTITATIVO DE ATENDIMENTO 2018

URGÊNCIA

AMBULATORIAL

INTERNAÇÕES

25.732

104.172

23.071

Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Caxangá, 3.860, Iputinga
Recife - PE
.
Telefones: 
(81) 3184.6400
Diretor: 
Renata Bezerra
Tipo da Unidade: 
Hospital