O Hospital Barão de Lucena (HBL) foi inaugurado no dia 18 de janeiro de 1958, pelo então Presidente da República Jucelino Kubitschek. A unidade, localizada na Avenida Caxangá, recebeu o nome em homenagem ao eminente magistrado Henrique Pereira de Lucena.

 

Na época, a administração era da Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar, que transferiu a gestão para o Instituto Nacional e Previdência Social (INPS) após um declínio funcional e financeiro, entre 1968 e 1973.

 

O próprio INPS deu classificação A à unidade, em 1974, por conta das suas modernas instalações e excelente corpo clínico, e em 1983 foi a vez do Instituto de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) elegê-la como hospital modelo. Em 1992, a unidade passou a ser gerenciada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

 

Atualmente, o Hospital Barão de Lucena é um hospital geral da alta complexidade com foco em atendimento materno-infantil. Com 310 leitos ativos, a unidade conta com uma equipe composta por 1.806 colaboradores, sendo 392 médicos.

 

No ambulatório, onde são realizadas cerca de 500 consultas por dia, são oferecidas várias especialidades pediátricas, vascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco. Nas duas emergências (obstétrica e pediátrica), são realizadas uma média de 4 mil atendimentos por mês. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas 300 cirurgias e 350 partos/mês. O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 29.060 exames de patologia clínica por mês e 5.000 exames no Setor de Imaginologia.

 

Nos últimos anos, a unidade realizou diversas reformas na sua estrutura, como na UTI adulto, bloco cirúrgico, enfermaria de pediatria, enfermaria de obstetrícia, laboratório de anatomia patológica e inauguração da UTI Neonatal Externa.

 

Atualmente, o Hospital Barão de Lucena realiza reformas em toda sua unidade, além da ampliação de diversas áreas, como novas emergências pediátrica e obstétrica e novos leitos de enfermaria. Em novembro de 2013 foi inaugurado o novo ambulatório, fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões. Construído na área externa do HBL, o setor ampliará a capacidade de atendimento do ambulatório de 15 mil para 25 mil atendimentos mensais.

 

O projeto de reforma prevê a requalificação da estrutura elétrica e hidráulica da unidade, além da revitalização de todos os pavimentos do Hospital, o que inclui setores importantes como o centro de diagnósticos, enfermarias, quimioterapia, hemodiálise, auditório, centro de estudos, diretoria e ouvidoria.

 

Duas novas torres de elevadores serão implantadas. Ao todo, serão 7,5 mil metros quadrados de área reformada. Como o atendimento da unidade não pode ser paralisado, as obras seguirão um cronograma específico para que não exista prejuízo para assistência realizada na unidade.

 

Com a ampliação, o HBL passará para 430 leitos. A expectativa é ampliar cerca de 3,5 mil metros quadrados com a construção de novos espaços, como uma nova enfermaria, que contará com 62 leitos e 2 quartos de isolamento. O maior espaço, no entanto, será destinado a nova emergência obstétrica e a emergência pediátrica, que contarão com 35 leitos, nove consultórios, sala de ultrassonografia e sala de pequenos procedimentos.

 

A unidade também contará com um novo ambulatório, que terá consultórios de obstetrícia, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, pediatria cirúrgica, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, triagem neonatal, clínica pediátrica, sala de enfermagem, serviço social, sala de pré-consulta, egressos e consultório de aleitamentos.

 

NÚMEROS

 

Internações hospitalares (eletivas e urgências):  13.876 por ano
Procedimentos ambulatoriais: 242.764 por ano
Partos: 5.317 por ano
Leitos: 362, sendo 46 de UTI adulto, pediátrica e neonatal

 

Marcação de consultas: As marcações são realizadas diariamente e pessoalmente, das 8h às 16h. Pelo telefone, é possível saber a disponibilidade de vagas para o mês em curso de marcação de cada especialidade. Informações: (81) 3184.6431 / 6432.

Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Caxangá, 3.860, Iputinga – Recife/PE
Telefones: 
(81) 3184.6400
Diretor: 
Carla Albuquerque
Tipo da Unidade: 
Hospital