Uma das principais referências em assistência materno-infantil do Estado, o Hospital Barão de Lucena (HBL) realizou, na manhã desta quarta-feira (11/11), a sua III Semana da Qualidade e Segurança. A programação aconteceu no auditório do 1º andar e era destinada a todos os profissionais da área de assistência da unidade. A novidade, este ano, é um concurso de fotografia, idealizado pelos organizadores, para estimular a participação.

Com o tema Segurança do Paciente: Uma Missão de Equipe, a III Semana da qualidade e Segurança do HBL busca fortalecer este conceito em todos os setores do hospital. “Nós queremos criar uma cultura de qualidade e segurança do paciente. E temos buscado isso em nosso dia a dia”, explica a enfermeira Adrianne Gusmão Câmara, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HBL. Durante a programação, aconteceram duas palestras. A primeira, sobre Indicadores de Saúde e outra sobre a importância de uma comunicação hospitalar efetiva e da administração segura de medicamentos – dois temas que fazem parte das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. 

Desde que iniciou o processo de implantação dos Protocolos de Qualidade e Segurança do Paciente, o Hospital Barão de Lucena já obteve dois indicadores positivos na área. “Saltamos de um patamar de 24% de conformidade, em dezembro de 2009, para a casa dos 67% de conformidade em setembro de 2014”, explica a diretora Carla Albuquerque de Araújo, referindo-se a uma análise da consultoria internacional JCI. O outro número significativo vem de um relatório do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, do Ministério da Saúde (PNASS/MS), segundo o qual o HBL já atingiu a marca dos 98% de conformidade nos quesitos Qualidade e Segurança do Paciente.

A última atividade prevista na programação, o Concurso de fotos Como você enxerga uma assistência segura?, foi estendido até o dia 30 deste mês. Só então serão escolhidas as três fotos vencedoras.

Conteúdo Relacionado