Procurando uma cobertura equilibrada em todos os 185 municípios pernambucanos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe em 30 cidades do Estado. A campanha segue até o próximo dia 30, com o intuito de atingir a meta de imunização de 80% da população idosa de cada localidade, estipulada pelo Ministério da Saúde.

O número de municípios abaixo da meta, entretanto, tende a diminuir rapidamente. Até as 15h de hoje (16/04), alguns apresentavam um percentual de mais de 79% de idosos vacinados, e segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Virgínia Moura, esses números têm sido bem dinâmicos. “Pela manhã eram 44 municípios (abaixo da meta), agora estamos trabalhando com 30”.

Em todo o Estado, já foram vacinadas contra a influenza 85,02% das pessoas acima de 60 anos, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Esse dado põe Pernambuco em 5o colocado nacional e 1o do Nordeste, em número de idosos imunizados.
Este ano, o Ministério da Saúde enviou 800 mil doses para os postos do Estado. Um reforço de mais 100 mil doses da vacina chegou à Pernambuco e já sendo distribuído aos municípios. Ao todo, 32.550 profissionais de saúde estão envolvidos na campanha. Em 2007, a meta era vacinar 70%, mas 90,98% dos idosos tomaram a vacina.

Os idosos que forem aos postos de vacinação para serem imunizados contra a gripe não devem esquecer o cartão de vacina. Além disso, é importante lembrar que a vacina não pode ser administrada nas pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha – um dos componentes da vacina ; que já desenvolveram a Síndrome de Guilian-Barré; ou que estão com imunidade baixa.