A direção do Hospital Barão de Lucena (HBL) realizou, na manhã desta segunda-feira (06.03), no Auditório da unidade, a cerimônia de acolhimento dos 36 novos integrantes dos programas de residência médica e multiprofissional do HBL. Quem se encarregou das boas-vindas ao grupo foi a diretora, Carla Araújo.

"Gostaria de dar os parabéns por terem passado na residência e agradecer por terem escolhido o Barão de Lucena. Esperamos que todos se sintam muito bem vindos nesta casa. Esse é um momento intenso de formação profissional e ética e esperamos fazer o possível para formar bons especialistas para a nossa rede de saúde", disse a diretora.

Carla Araújo lembrou ainda que o foco do trabalho da unidade é no paciente e em seus familiares, afirmando que “cuidar, curar e confortar são palavras e atitudes essenciais nesse ambiente, além de reforçar a seriedade e postura profissional no atendimento”, concluiu. 

Logo após a cerimônia, os novos residentes passaram por treinamento sobre normas internacionais de Segurança do Paciente, prontuário e também sobre as Normas Hospitalares. Ainda neste início, eles receberão novo treinamento, no período de 3 a 7 de abril, quando será realizado o Curso Introdutório à Residência.

“Esse será mais abrangente, com noções de suporte básico de vida, do funcionamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cidhott) e manuseio de hemoderivados, por exemplo”, lembra a coordenadora geral dos Programas de Residência do HBL, Gracília Barros.

O grupo de novos residentes do HBL é formado por oito (08) médicos pediatras; cinco (05) clínicos; quatro (04) cirurgiões; três (03) coloproctologistas; quatro (04) ginecologistas/obstetras; um (01) cirurgião vascular; um (01) radiologista; quatro (04) nutricionistas; e seis (06) enfermeiros.