O Serviço Social do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, iniciou, na última terça-feira (05.02), o 1º Ciclo de Atividades de Educação Permanente, cujo tema central é “Serviço Social e a Vigilância Epidemiológica: ponte necessária para o combate as violências.” Promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (Nuepe), junto ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com Ênfase na Gestão do Cuidado do HRDM, trata-se de um projeto de intervenção relacionado ao Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) da assistente social Jessica Borges.
 
A ação é voltada para os profissionais do Serviço Social do HRDM e ocorrerá em três encontros, sendo o primeiro com  temática “A violência como questão de saúde pública e o compromisso ético e político do profissional do Serviço Social na luta contra todas as formas de violência”. Esse primeiro momento foi ministrado pela mestranda em gerontologia Maria de Fátima de Oliveira Falcão, assistente social do CAPS Acolher da cidade de Moreno.
 
O segundo encontro será dia 19 de fevereiro com o tema: O preenchimento da notificação compulsória como um dever do profissional de saúde e discussão acerca de seu fluxo, ministrado pelas enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do HRDM Sísia Melo e Renata Nogueira. 
 
Já o terceiro encontro, no dia 21 de fevereiro, aborda “O trabalho intersetorial de combate as violências”, contando com representantes de instituições do Conselho Tutelar; Neviga; Secretaria da Mulher; Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica). O objetivo é a construção de um fluxo intersetorial dos casos de violência atendidos no  HRDM. A ação será mediado pela assistente social e coordenadora do Departamento do Serviço Social do HRDM, Maria da Vitória.
 
“Esse momento tem grande importância na construção de espaços para aprimoramento profissional, colocando em evidência temáticas, demandas e problemáticos presentes na rotina do Serviço Social no âmbito hospitalar, levando em consideração a dinâmica social que exige constante exercício crítico de apreensão da realidade, fortalecendo e qualificando, cada vez mais nossa assistência”, afirmou o diretor do Dom Moura, Luiz Melo.