A coordenadora do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), Lucineide Porto, ministrou, na manhã desta quarta-feira (23.05), uma capacitação sobre escorpionismo para profissionais do Hospital Jaboatão Prazeres. A unidade, localizada em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital da Restauração (HR), no Recife, são os dois serviços na Região Metropolitana que possuem o soro contra o veneno em caso de picada pelo animal peçonhento. No restante do Estado, o soro está disponível no Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão) e nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

"Jaboatão é a segunda cidade no Estado com maior número de picadas por escorpiões. Preparamos o curso para que os profissionais de saúde que lidam com os casos tenham acesso às atualizações em relação a diagnóstico, tratamento e procedimentos corretos, principalmente em crianças", pontua Lucineide Porto. Vale lembrar que o Ceatox funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A equipe está sempre apta a auxiliar os profissionais de saúde, por meio do 0800.722.6001 (ligação gratuita), na condução de casos de acidente por animal peçonhento ou intoxicação exógena, além de dar orientações para o público.

Para o diretor técnico do Jaboatão Prazeres, Dênis Camarinho, o encontro foi esclarecedor. "A capacitação, solicitada pelo próprio hospital, foi muito importante para atualizar nossas informações técnicas em relação aos cuidados e às condutas com os acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos. Os nossos profissionais poderão, inclusive, divulgar os assuntos abordados nesse treinamento nas outras unidades de saúde onde trabalham", ressalta.

Importante lembrar que se a população observar presença de escorpiões nas residências, é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental municipal e solicitar uma visita ao imóvel. Em 2017, em todo o Estado, foram notificados 13,9 mil acidentes com escorpião, com 1 óbito. Os dados são do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Já no Ceatox, também em 2017, foram realizados 1.329 primeiros atendimentos por picada de escorpião.