Pessoas portadoras de glaucoma residentes no município de Arcoverde, sertão de Pernambuco, passarão a contar com o Programa “Olhar Arcoverde”, uma ação desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria de Saúde de Arcoverde, Ministério da Saúde e a empresa Oftalmo PE, que visa o acompanhamento do paciente, a partir de setembro. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (28.08), Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL – Arcoverde). O município de Arcoverde faz parte da VI Gerência Regional de Saúde que abrange também outras 12 cidades.

O novo serviço de assistência oftalmológica no Sertão irá atender cerca de 150 pessoas por semana com equipe de oftalmologistas e técnicos de enfermagem em cada unidade básica. Agentes comunitários de saúde foram capacitados para ajudar na busca ativa de potenciais pacientes. O trabalho de acompanhamento junto aos municípios e a SES será feito pela Oftalmo PE.

O glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, pode acarretar a perda da visão se não for acompanhada pelo profissional da área. O Programa vai fazer a identificação desse paciente, encaminhá-lo ao serviço, tratar o glaucoma e acompanhar o tratamento nos municípios da VI Geres e fornecer, gratuitamente, todos os medicamentos necessários aos tratamentos.

"Durante a realização dos exames é possível que alguns pacientes apresentem outros problemas diferentes do glaucoma. Nesse caso, eles serão encaminhados para tratamento nos serviços de referência", explicou a gerente regional da VI Geres, Renata Remígio.

Durante o lançamento do Programa “Olhar Arcoverde”, a prefeita do município, Madalena Brito, reforçou a intenção de expandir o serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais doze cidades da área de abrangência da VI Geres.